A formação de
conceitos geográficos no ensino de Geografia
A formação de
conceitos geográficos emerge como tema principal de recentes pesquisas no
ensino de Geografia, sendo um auxílio na instrumentalização do pensamento
espacial.
O principal objetivo do ensino de
Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos.
Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento
potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.
Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos e os
meios cognitivos e operativos de desenvolver consciência da espacialidade das
coisas, dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social.
Qual
o caminho teórico-metodológico a seguir?
Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário,
obviamente, construir a noção de espacialidade. Para tanto, além de explorar a
leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo desenvolver as
relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, ou seja, o espaço
vivido, percebido e concebido do aluno, também é necessária a formação de
conceitos geográficos, tais como território, região, lugar e paisagem.
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As recentes pesquisas no ensino de Geografia vêm
alertando para o fato de que a formação de conceitos geográficos são os
instrumentalizadores do pensamento espacial, cabendo ao professor o papel de
explorá-los em sala de aula.
Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia
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