07/10/2014


CAPÍTULO 14 – OS DOBRAMENTO.
 CAPÍTULO 14 - OS DOBRAMENTOS

CAPÍTULO 14 – OS DOBRAMENTO.

01 – O QUE SÃO DOBRAMENTOS?
                DOBRAMENTOS são grandes encurvamentos de formato côncavo ou convexo que surgem nas formações rochosas da crosta terrestre. 
A FORMAÇÃO DOS DOBRAMENTOS.

                               Sabe-se que em certas profundidades do interior da Terra, as rochas encontram-se em forma pastosa (magma) e essas rochas presentam plasticidade, ou seja, são maleáveis.
                        Quando duas placas tectônicas se chocam, a força é tão grande que causa dobramento das camadas da crosta terrestre. Foi assim que surgiram, por exemplo, a cordilheira dos Andes e a Cordilheira do Himalaia – grandes dobramentos da superfície terrestre.
                A Cordilheira dos Andes formou-se com a colisão entre as placas de Nazca e a placa Sul-americana, onde se encontra o território brasileiro, Já a Cordilheira do Himalaia a colisão se deu entre duas placas continentais: os dobramentos podem ser de formação RECENTE e de formação ANTIGA.
ü  DOBRAMENTOS DE FORMAÇÃO ANTIGA.
·         Ocorreram na Era Paleozoica, são desgastados pelo processo de erosão ao longo da história da Terra, possuem menores altitudes.
ü  DOBRAMENTOS DE FORMAÇÃO RECENTE.
·         Foram formados na Era Cenozoica, neles ocorrem as maiores altitudes do planeta, pois não transcorreu um tempo geológico suficiente para que fossem desgastados pelos agentes de origem externa (geleira, vento, água etc.)
·         São exemplos: Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia, As Montanhas Rochosas, A Cadeia dos Alpes, a Cadeia dos Atlas, etc.
ATIVIDADE:
01 – Observe a figura 2, na página 107 e identifique no planisfério representado as cadeias de montanhas de maior extensão e altitudes da Terra e aponte em que continente se localizam.


02 – Compare os mapas das placas tectônicas página 99 com o mapa da página 107 “planisfério físico” e responda.
a)    No mapa das Placas Tectônicas o que representam as setinhas da legenda?
b)    Compare os dois mapas e indique as placas tectônicas que se chocaram para dar origem às seguintes cadeias de montanhas:
·                       Cordilheira do Himalaia:                       Cordilheira dos Andes:                   Montanhas Rochosas:
03– observe a ilustração ao lado que representa uma experiência. Tendo por base o que você estudou anteriormente, essa experiência procura demonstrar qual fenômeno geológico? Explique-o.



02 – Consulte o mapa físico do Brasil na figura 25, página 154. Localize a Planície do Pantanal e responda ao que se pede:
a)    Em relação ao centro do território brasileiro, em que direção localiza-se a Planície do Pantanal?
b)    Qual é o tipo desta planície?
c)    Em que altitudes se localiza essa planície?

d)    Com base nas altitudes das terras e leste que circundam essa planície, como você poderia desenhar seu perfil?

20/05/2014

REVISÃO DE CONTEÚDO ESTUDADO - ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA.

REVENDO CONCEITOS.
01 – As camadas internas da Terra possuem diferentes densidades. Explique essas diferenças a partir da superfície terrestre em direção ao núcleo e a importância do estudo da estrutura da Terra.
RESPOSTAS: 01 – A crosta terrestre possui densidade entre 2,7 g/cm³ e 2,9g/cm³. Essa é a densidade média dos minerais e rochas que a compõem. O manto é composto por rochas com densidade intermediária, predominando os compostos de oxigênio e manganês, ferro e silício. O núcleo é composto predominante por ferro e níquel, apresentando as maiores densidades.
            Ampliar os conhecimentos sobre a composição da estrutura geológica da Terra e sua dinâmica é fundamental para recompor com maior precisão os estágios evolutivos do planeta, projetar reconfigurações futuras da superfície terrestre, e fornecer indícios sobre como lidar com fenômenos tectônicos que podem representar perigo para a sociedade.

02 – Explique a evolução da teoria das placas tectônica.
RESPOSTA: 02 – De acordo com a teoria das placas tectônicas, todas as terras estiveram unidas em um só continente, denominado Pangeia (pan=todo e geia=terra), que veio a se separar ao longo do tempo. A descoberta de rochas e fósseis comuns a diferentes continentes ajudou a consolidar a teoria. Com a descoberta da dorsal Mesoatlântica e o advento dos equipamentos de sondagem remota, a teoria ganhou ainda mais força.

03 – Quais são os tipos de limites das placas tectônicas? Explique cada um deles.
RESPOSTA: 03 – Limites divergentes: As placas afastam-se uma das outras, propiciando uma atividade magmática que forma uma nova crosta oceânica.
Limites convergentes: as placas colidem, a mais densa “mergulha” sob a menos densa, gerando uma área com intenso processo de fusão parcial da crosta que mergulhou.
Limites conservativos: Duas placas movimentam se uma ao lado da outra, em direções oposta, não há formação nem destruição da crosta terrestre.

04 – Qual é a relação da estrutura interna da Terra com o movimento das placas tectônicas?

RESPOSTA 04: Logo abaixo da litosfera (crosta mais a parte superior do manto) encontra-se a astenosfera, onde ocorrem movimentos que arrastam a litosfera, provocando sua ruptura em placas, chamadas de tectônicas.

05 – Diferencie minerais, minérios e rochas.
RESPOSTA 05: Minerais são substâncias de ocorrência natural, sólidas cristalinas, geralmente inorgânicas, com uma composição química específica. Minério é a designação que se dá a um mineral economicamente rentável e explorado comercialmente. Rochas são agregados de minerais.

06 – Explique como ocorre o ciclo das rochas e cite dois exemplos de rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas.
RESPOSTA 06: A partir dos resfriamento e da solidificação do magma forma-se as rochas magmáticas (Ígneas). Estas podem sofrer metamorfismo originando as rochas metamórficas (processo endógeno). Elas podem ainda estar sujeitas a intemperismo e transporte dos sedimentos que, ao sofrerem compactação (diagênese), dão origem às rochas sedimentares (processo exógeno). São exemplos de rochas magmáticas: granito metamórficas: gnaisse e mármore, sedimentares: arenito e quartzito.


10/05/2014

CAPÍTULO 10 - A TERRA EM MOVIMENTO.

Reservado: Faça uma leitura de todo o texto observando as figuras, depois copie-o no caderno, se quiser faça os desenhos para ilustrar.CAPÍTULO 10 A TERRA EM MOVIMENTO.
01 – O MOVIMENTO E O TEMPO.
A palavra tempo tem vários significados, no sentido cronológico, ou seja, o TEMPO CRONOLÓGICO está relacionado aos DIAS e NOITES que são consequência do movimento de rotação da Terra e ao ANO, passando pelas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno, que são consequências do movimento de translação.
http://www.horadebrasilia.com/img/rotacao-da-terra.jpg02 – O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: OS DIAS E AS HORAS.
            MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: é o movimento em que a Terra gira ao redor de si mesma, em torno de um eixo imaginário que une o Polo Norte ao Polo Sul.
            DURAÇÃO: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos ( 24 horas =corresponde a um dia em nosso calendário)
            OBS. Por causa do formato esférico, enquanto uma de suas faces é iluminada pelo Sol, a outra não recebe a luz solar, ficando às escuras. Portanto, enquanto é dia na face iluminada, na outra, não iluminada, é noite.

http://www.ebanataw.com.br/roberto/conforto/trajetoria02.jpgMOVIMENTO APARENTE DO SOL.
Qualquer pessoa na superfície terrestre ao observar o sol, tem se a impressão de o Sol está girando ao redor da Terra – o que não é verdade, ocorre que, o observador não tem a percepção de que o planeta está continuamente girando em torno do próprio eixo.


http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/8928.jpg03 – O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO: O TEMPO EM ANOS.
            MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO: é o movimento em que a Terra desloca ao redor do Sol,
            DURAÇÃO: 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos ou (365 dias e 6 horas, esse intervalo de tempo é chamado de ANO SOLAR, adotado como medida de tempo na elaboração do nosso calendário.)
            O eixo de inclinação da Terra e a associação do movimento de translação e a forma do planeta determinam as ESTAÇÕES DO ANO.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1vL61y4El0H93bN3zAT_m_cH3saM1Y7ZYG6idsmVM6TWT_YnyYIEPlRWfW3qQ88iGqI6JhxAmCjRXuhpz55f4bXd8UJlLHNxkpf0bWZIOCj_tOAGcsr6X4dV2AM4nDAdSJ0Lc1puus6lU/s320/AS+4+ESTA%25C3%2587OES.png            As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno, cada uma delas tem duração aproximada de três meses, contemplando, portanto, os doze meses do ano.

            A quantidade de luz e calor do Sol (insolação) ao longo dos doze meses do ano que determina as estações do ano e interfere na diversidade de características climáticas e vegetais da Terra.