01 - INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO.
DADOS: É a informação ainda não trabalhada. Exemplos: valores de temperaturas, números de habitantes jovens na população de um país, a extensão de uma floresta natural ou de uma jazida de minérios.
Quando os dados são trabalhados e correlacionados a outras variáveis, transformam-se em INFORMAÇÃO.
As características das informações geradas a partir do dado é que dirão se o conhecimento pertence ou não ao domínio geográfico.
Uma das preocupações da geografia é a espacialização dos fenômenos, daí a necessidade de compreender a construção dos diversos tipos dos diversos tipos de representações gráficas-(croquis, mapas gráficos etc.). É a natureza do objeto estudado que orientará a escolha da forma de representação, que podem ser uma das seguintes variáveis:
VARIÁVEIS CONTÍNUAS: Exemplo- a variação da temperatura do mais frio para o mais quente, essa variação poderá ser representada através de cores poderá variar de cores mais frias para as mais quentes,como do branco para o vermelho.
VARIÁVEIS DISCRETAS: quando o elemento representado não possue clara continuidade espacial. São objetos localizados no espaço, como cidades, áreas florestais e agrícolas. Podem ser representados por um ponto ou mancha ( área) com cores diferenciadas e/ou contrastes.
02 - CROQUIS, MAQUETES e PERFIS.
A - CROQUIS: Forma de representação simples e imprecisa, mas que estaca um aspecto particular da realidade.
B - MAQUETES: É a representação em um modelo em miniatura da realidade. A maior característica da maquete se destaca a representação tridimensional do objeto representado.
C - PERFIS: É uma representação em perfil em que se pode se pode ser representado o que está acima e abaixo do terreno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário