20/05/2014

REVISÃO DE CONTEÚDO ESTUDADO - ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA.

REVENDO CONCEITOS.
01 – As camadas internas da Terra possuem diferentes densidades. Explique essas diferenças a partir da superfície terrestre em direção ao núcleo e a importância do estudo da estrutura da Terra.
RESPOSTAS: 01 – A crosta terrestre possui densidade entre 2,7 g/cm³ e 2,9g/cm³. Essa é a densidade média dos minerais e rochas que a compõem. O manto é composto por rochas com densidade intermediária, predominando os compostos de oxigênio e manganês, ferro e silício. O núcleo é composto predominante por ferro e níquel, apresentando as maiores densidades.
            Ampliar os conhecimentos sobre a composição da estrutura geológica da Terra e sua dinâmica é fundamental para recompor com maior precisão os estágios evolutivos do planeta, projetar reconfigurações futuras da superfície terrestre, e fornecer indícios sobre como lidar com fenômenos tectônicos que podem representar perigo para a sociedade.

02 – Explique a evolução da teoria das placas tectônica.
RESPOSTA: 02 – De acordo com a teoria das placas tectônicas, todas as terras estiveram unidas em um só continente, denominado Pangeia (pan=todo e geia=terra), que veio a se separar ao longo do tempo. A descoberta de rochas e fósseis comuns a diferentes continentes ajudou a consolidar a teoria. Com a descoberta da dorsal Mesoatlântica e o advento dos equipamentos de sondagem remota, a teoria ganhou ainda mais força.

03 – Quais são os tipos de limites das placas tectônicas? Explique cada um deles.
RESPOSTA: 03 – Limites divergentes: As placas afastam-se uma das outras, propiciando uma atividade magmática que forma uma nova crosta oceânica.
Limites convergentes: as placas colidem, a mais densa “mergulha” sob a menos densa, gerando uma área com intenso processo de fusão parcial da crosta que mergulhou.
Limites conservativos: Duas placas movimentam se uma ao lado da outra, em direções oposta, não há formação nem destruição da crosta terrestre.

04 – Qual é a relação da estrutura interna da Terra com o movimento das placas tectônicas?

RESPOSTA 04: Logo abaixo da litosfera (crosta mais a parte superior do manto) encontra-se a astenosfera, onde ocorrem movimentos que arrastam a litosfera, provocando sua ruptura em placas, chamadas de tectônicas.

05 – Diferencie minerais, minérios e rochas.
RESPOSTA 05: Minerais são substâncias de ocorrência natural, sólidas cristalinas, geralmente inorgânicas, com uma composição química específica. Minério é a designação que se dá a um mineral economicamente rentável e explorado comercialmente. Rochas são agregados de minerais.

06 – Explique como ocorre o ciclo das rochas e cite dois exemplos de rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas.
RESPOSTA 06: A partir dos resfriamento e da solidificação do magma forma-se as rochas magmáticas (Ígneas). Estas podem sofrer metamorfismo originando as rochas metamórficas (processo endógeno). Elas podem ainda estar sujeitas a intemperismo e transporte dos sedimentos que, ao sofrerem compactação (diagênese), dão origem às rochas sedimentares (processo exógeno). São exemplos de rochas magmáticas: granito metamórficas: gnaisse e mármore, sedimentares: arenito e quartzito.


10/05/2014

CAPÍTULO 10 - A TERRA EM MOVIMENTO.

Reservado: Faça uma leitura de todo o texto observando as figuras, depois copie-o no caderno, se quiser faça os desenhos para ilustrar.CAPÍTULO 10 A TERRA EM MOVIMENTO.
01 – O MOVIMENTO E O TEMPO.
A palavra tempo tem vários significados, no sentido cronológico, ou seja, o TEMPO CRONOLÓGICO está relacionado aos DIAS e NOITES que são consequência do movimento de rotação da Terra e ao ANO, passando pelas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno, que são consequências do movimento de translação.
http://www.horadebrasilia.com/img/rotacao-da-terra.jpg02 – O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: OS DIAS E AS HORAS.
            MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: é o movimento em que a Terra gira ao redor de si mesma, em torno de um eixo imaginário que une o Polo Norte ao Polo Sul.
            DURAÇÃO: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos ( 24 horas =corresponde a um dia em nosso calendário)
            OBS. Por causa do formato esférico, enquanto uma de suas faces é iluminada pelo Sol, a outra não recebe a luz solar, ficando às escuras. Portanto, enquanto é dia na face iluminada, na outra, não iluminada, é noite.

http://www.ebanataw.com.br/roberto/conforto/trajetoria02.jpgMOVIMENTO APARENTE DO SOL.
Qualquer pessoa na superfície terrestre ao observar o sol, tem se a impressão de o Sol está girando ao redor da Terra – o que não é verdade, ocorre que, o observador não tem a percepção de que o planeta está continuamente girando em torno do próprio eixo.


http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/8928.jpg03 – O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO: O TEMPO EM ANOS.
            MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO: é o movimento em que a Terra desloca ao redor do Sol,
            DURAÇÃO: 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos ou (365 dias e 6 horas, esse intervalo de tempo é chamado de ANO SOLAR, adotado como medida de tempo na elaboração do nosso calendário.)
            O eixo de inclinação da Terra e a associação do movimento de translação e a forma do planeta determinam as ESTAÇÕES DO ANO.
http://4.bp.blogspot.com/-bm-_8jitpRg/TgiLLFB-GfI/AAAAAAAAG1g/w-ayq2NIz0k/s320/AS+4+ESTA%25C3%2587OES.png            As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno, cada uma delas tem duração aproximada de três meses, contemplando, portanto, os doze meses do ano.

            A quantidade de luz e calor do Sol (insolação) ao longo dos doze meses do ano que determina as estações do ano e interfere na diversidade de características climáticas e vegetais da Terra.

ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA.